Ver e ser visto

Pela primeira vez, uma novela das oito trouxe para um dos papéis principais um personagem que é designer. Antes disso, aqui ou acolá aparecia uma fulana que trabalhava com Moda ou uma sicrana que era "decoradora". Agora que a profissão estendeu suas fronteiras e o designer está sendo cada vez mais requisitado em diversas áreas, creio que o diretor viu que era o momento de mostrar ao grande público uma pitada de quem é este profissional, embora que de maneira levemente caricaturada.

Apesar de abordar de forma sutil e superficial o dia-a-dia do designer durante o trabalho - até porque o sucesso da telenovela se garante com os bafafás da vida pessoal dos personagens protagonistas -,  não há erro ao apontar um fator quase essencial não só para os designers, mas para quem quer sempre ser lembrado: aparecer. André Gurgel, o designer da novela, não perde uma boa festa e, consequentemente, acaba saindo nas colunas sociais da internet e dos jornais.

Color of Light, Boris Ponomarev e Alex Borisov
Esse é um ponto-chave bem enfatizado para quem quer aumentar ou até mesmo manter sua rede de contatos. Ir uma vez ou outra a festas, frequentar os lugares mais "badalados" da cidade ou simplesmente participar de concursos que lhe dê visibilidade nos veículos de comunicação podem conservar a imagem do profissional bem fresca na mente dos clientes. Mas como nem tudo é o paraíso, muitas vezes o talento é deixado de lado, em troca da vida social. Em outras palavras, certos profissionais são contratados somente pela fama, não pela qualidade do trabalho.

Como grande parte das coisas na vida, este é um fator que também deve ser equilibrado. É bom lembrar que as bases profissionais devem ser bem construídas, e o conhecimento e capacidade no trabalho valem muito mais do que sair correndo atrás do primeiro paparazzi que você ver pela frente.

Uma pitada de cada coisa pode sim ser o melhor caminho para o sucesso e reconhecimento profissional. E olha só, deu pra aprender tudo isso com a novela!

Um comentário:

  1. Muito boa a observação Mary! Para nos tornamos bons profissionais não precisamos apenas estudar e nos manter informados. Ainda é preciso fazer (e manter) nossa rede de contatos e aproveitar oportunidades de congressos (com artigos), prêmios, concursos e afins!

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