[COLABORAÇÃO] Sociedade e cidades

Hoje o Badulaques abriu espaço para o texto enviado por Danilo Palavra, estudante de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), que fala sobre planejamento urbano e soluções para o caos que estão se tornando as cidades. Espero que gostem, boa leitura!

--
Cidadão, pense na cidade
Por Danilo Palavra


Ultimamente temos reclamado bastante da vida nas cidades, de como está cada vez mais difícil ser feliz em uma grande cidade. O que é bem engraçado, porque em sua origem moderna (as cidades mais antigas podem ter mais sete mil anos) a cidade veio para ser a fuga dos sofrimentos nos feudos. Morar na cidade representava liberdade e possibilidade de crescimento.

Após a revolução industrial, o processo de urbanização foi levado aos seus extremos, dando origem aos grandes centros urbanos que conhecemos hoje. O fato é que essa urbanização exacerbada vista no séc. XX passou a mostrar as facetas ruins que uma vida urbana pode ter. Hoje as pessoas começam a não acreditar mais no futuro das cidades, ou pelo menos num bom futuro.

O que acontece de fato com as cidades é que o estilo de vida desenvolvido nelas (principalmente após a revolução industrial e o crescimento do capitalismo) é autodestrutivo, ou seja, a cidade como a conhecemos hoje está em colapso!

- E agora? Será que tem jeito, ai meu Deus!!!

- Calma... tá bem ruim, mas tenho uma notícia: tem jeito sim!

Pois é, eu estou falando de acreditar nas cidades, de fazer delas o que sempre foi nosso sonho, um palco para exercermos a liberdade e vivermos a beleza da vida em grupo. Meu papo hoje não é com os governantes (eles serão lembrados outro dia), e sim com você cidadão e usuário do espaço urbano.

- Eu?

- Aham, você mesmo!

- O que eu tenho a ver com isso? 

Antes de falarmos de investimentos em infraestrutura e de culparmos o governo (não que este não tenha sua parcela), temos que olhar para o nosso comportamento, nos que somos a partícula formadora das cidades... Você está disposto a trocar seu carro pela bicicleta, ou pelo metrô? Está disposto a produzir menos lixo? Você vai zelar pela rua onde mora? É disso que eu estou falando, para termos cidades com mais qualidade de vida temos que abandonar o nosso egoísmo pelo bem maior, pensar no todo tem que ser a tendência do séc. XXI.

Cidades que deram certo e que hoje são exemplo são marcadas não por investimentos bilionários em infraestrutura, mas por um alto nível de educação e consequente consciência cidadã. Minadas de tais características os investimentos passam a ser detalhe para essas cidades. Fica a dica, cidadão pense na cidade!!!

3 comentários:

  1. Muito bom o texto.
    Até mesmo São Luis, uma cidade relativamente pequena anda revelando seus problemas resultantes do mal planejamento.
    Até agora esses problemas parecem ser progressivos, basta uma chuva, um acidente de trânsito e a cidade para.

    Inté mais!

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a idéia,podendo esse cidadão começar até mesmo com pequenas atitudes em sua própria casa,como por exemplo o lixo doméstico,desperdício de água e outros.Podemos observar os terrenos vazios,cantos e praças em que
    as pessoas entopem de lixo e depois sai reclamando que a sua cidade esta bandonada.Voce já se perguntou se tem culpa nisso?Como diz\ o Danilo, voce pode mudar a situação da sua cidade,pense nisso.

    ResponderExcluir