Rica simplicidade


Graças às minhas explorações pelo mundo do Design na internet, pude encontrar um site muito bacana. Na realidade, bacana mesmo era o que fazia parte do site: um projeto encabeçado por Erika Zorzi e Matteo Sangalli, dois jovens designers que iniciaram suas experimentações em junho de 2010. Eu explico: ambos procuram extrair ao máximo funcionalidade, arte e beleza de coisas simples do nosso dia-a-dia.

São depósitos plásticos que viram luminárias, mouse servindo de apoio para uma arte ocasional, um fogão de parafuso e latinha de alumínio, um notebook esquentando comida, tapete de protetores de ouvido, e muito mais coisas criativas e divertidas.

O que qualquer um pode aprender com isso?

Que nem sempre precisamos do material de última qualidade ou da tecnologia de ponta para fazer objetos interessantes, contemporâneos e que são capazes de satisfazer nossas necessidades. É também uma forma diferenciada de abrir os olhos para nossa realidade: temos cada vez mais coisas que podem ser reaproveitadas, mas escolhemos olhá-las de um jeito indiferente e deixamos passar a possibilidade de dar-lhes um novo uso. Basta apenas soltar a imaginação e desvincular nosso olhar das coisas óbvias que são postas frente a frente conosco.

Luminária Spiked
Quantas vezes nós largamos o bom e velho Tupperware no cantinho do armário, sendo que este podia render um belo abajur ou um porta-lápis? Sem contar nas sobras de papel, restos de lápis - ou o próprio lápis -, tampas de canetas, pregadores, latinhas velhas, embalagens de xampu, canudinhos... Enfim, um mundo de coisas que, na mão desses dois, teriam uma reutilização incrível e interessante. Por que não criar o hábito de reinventar?

Até eu me arrisquei nessa ideia. Usando canudos de plástico e embalagens de papelão, somados à um papel listrado só pra finalizar, nasceu a luminária que hoje em dia é o meu xodó e, junto com os livros, cd's, caixas de som e canetas, "enfeita" meu local de estudo e trabalho.

Qualquer pessoa pode pôr a mão na massa e fazer da experimentação um costume. Mas como? Comece olhando para a sua mesa. Material é o que não vai faltar!

Gostou da ideia? Para ver mais é só visitar aqui e aqui.

Até.

Nenhum comentário:

Postar um comentário