[COLABORAÇÃO] Interesses

Essa semana o Badulaques traz mais um post com a colaboração de Gildson Souza! Quer colaborar também? Mande seu texto, foto, desenho, etc para badu.blog@gmail.com. Boa leitura!

--
Sem título
Por Gildson Souza

Ouvir alguém nos chamando de interesseiros é algo que quase sempre fere nossos ouvidos e soa como ofensa para a gente. “Interesseiro” é um substantivo que nos passa a idéia de alguém inescrupuloso e sem limites éticos. Que faz de tudo pra conseguir aquilo que quer, não é verdade? Muitos responderão que sim, provavelmente. No entanto, não se enganem. Ninguém escapa disso. Disso que eu falo não é o fato de julgar que o interesseiro é alguém ruim ou desprezível e sim o fato de sermos nós mesmos todos interesseiros.

Todo ser humano é movido por interesses. Tudo que ele faz, faz pra conseguir algo em troca – por mais insignificante e sutil que isso possa ser. Se ele possui uma profissão, ele trabalha por que isso lhe dá prazer, ou porque precisa do dinheiro para si ou para sua família. Se uma pessoa tem um(a) amigo(a), essa pessoa é sua amiga porque ela lhe faz bem, ela lhe é agradável. Até mesmo quando abrimos mão de alguma coisa, alguma oportunidade, para que outra pessoa aproveite, como uma mãe que abre mão de comprar algo pra si para comprar pro seu filho, fazemos isso porque nosso interesse é ver essa outra pessoa feliz.

"Fomos feitos para sermos felizes..."

Pois é. Sempre pensamos em nós mesmos, ainda que de forma inconsciente, quando vamos fazer algo ou tomar alguma decisão. E o que há por detrás de todas essas decisões que tomamos no decorrer da vida? A resposta é... Nossa felicidade. Tudo que fazemos é visando nossa felicidade, nossa satisfação pessoal. Sim, somos egoístas. Fomos feitos pra sermos felizes e sabemos muito bem disso. Somos muito mais primitivos do que imaginávamos. Somos muito menos “humanizados” do que imaginávamos. Agora, há condição de todos serem felizes? Ah, sim. E essa condição mora na consciência de cada um de saber que o outro também quer ser feliz.

Um comentário:

  1. Perfeito! A felicidade (como teoricamente ja sabemos) está dentro da gente, na maneira como lidamos com os acontecimentos do nosso dia a dia, com as pessoas ao nosso redor, com as tarefas que nos são impostas. Ter consciência disso é provavelmente o primeiro passo para alcançar esse bem comum a todos. ÓTIMO texo! Parabéns :DD
    Alana-

    ResponderExcluir