Um eterno lapidar

O tempo passa e cada vez mais conseguimos alcançar os detalhes, enxergar microscopicamente o que antes não se podia ver. Por conta desse zoom universal, dessa febre "nano" e de muitos outros artifícios que nos fazem ver além do que a tecnologia nos permitia até poucos dias atrás, buscamos mais e mais perfeição, polir eternamente qualquer deslize que possa saltar aos nossos olhos. Por coincidência, esse tema surgiu com frequência em torno de algumas experiências que tive. A primeira delas foi com o vídeo "Perfeito", do artista brasileiro Mauricio Bartok. Nessa animação 3D, claramente são levantados os questionamentos sobre a venda que cai em nossos olhos quando a incessante busca pelo perfeito cresce em nós.


De maneira semelhante, porém com um foco analítico bem mais complexo e abrangente, o filme "Cisne negro" - que tem ganhado elogios dos críticos e demais espectadores -, também aborda essa busca desmedida pela ausência de erros. No caso do longa, a personagem principal almeja uma atuação perfeita de forma tão intensa que acaba fomentando suas perturbações internas e despertando seus monstros antigos. Tudo em prol de uma apresentação impecável, livre de erros, lapidada ao máximo.


A cegueira geral está embutida nessa ação interminável de ser idealizado, de agir de qualquer forma, exceto humanamente. Certa vez ouvi uma frase que guardo comigo até hoje, que dizia que os erros nada mais são do que características que nos diferenciam. Apesar de toda carga de mácula que eles possam implicar, você é reconhecido por cada pequeno pedaço de sua personalidade, independente do quão positivo ou negativo ele possa ser. É esse conjunto de defeitos e qualidades que define quem somos, estética ou psicologicamente falando.

O problema é que nem todo mundo compreende isto de forma rápida. Assimilar que seu amigo, vizinho, parente ou quem quer que seja tem linhas de pensamento e de ação diferentes dos seus é um trabalho árduo. Nem todo mundo aceita completamente. Eu mesma tento aprender essa lição cada dia mais.

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