Nos bastidores da exposição

Posso afirmar que a semana que passou foi uma das mais atarefadas da minha vida, mas não por isso eu estive menos feliz. Mas pra que vocês não percam o fio da meada narrativa dessa empreitada, melhor explicar desde o começo como surgiu a ideia de fazer algo completamente novo pra mim: uma exposição.


Que eu sempre gostei de desenhar todas as pessoas próximas a mim já sabiam. Porém era algo despretensioso, e que só foi se concretizar na minha rotina no final do ano de 2011, quando decidir produzir ilustrações com frequência, levando a prática à sério. Foi aí que, com o intuito de conversar e receber sugestões de como ilustrar melhor, marquei uma conversa com um ex-professor meu, também ilustrador e designer de grande talento: Ribamar Matos. A partir dessa conversa, passei a acreditar mais no que estava fazendo e definir que levaria à frente esse projeto. Já aí a ideia da exposição começava a se formar, uma vez que o próprio Ribamar entrou em contato com Socorro Boaes, uma das pessoas responsáveis pela galeria Maggiorasca, onde minhas ilustrações estão expostas atualmente.

Mas calma! Até aqui ainda falta muita coisa. E essas coisas incluem entrar de cabeça em um dia-a-dia de buscas por referências, experimentações com as técnicas que escolhi trabalhar e muito desenho, até produzir uma quantidade significativa de trabalhos, como se não houvesse amanhã! E eis que um belo dia a responsável pela galeria entra em contato comigo e marca uma conversa. A partir daí, foram realizadas as organizações necessárias pra que a exposição acontecesse, até que chegasse o dia da abertura, 06 de março.

Galeria Maggiorasca, abertura da exposição "O Feminino nos traços da arte".
Foto: Jailson Santos

A presença de familiares e amigos na abertura da exposição foi uma verdadeira recompensa depois de tanto corre-corre nas vésperas do evento. Nesse momento eu aprendi a minha primeira lição dessa experiência: ter amigos, ou simplesmente alguém que goste de você e de quem você goste, é algo importante quando precisamos de apoio.

Então começou no mesmo dia do evento a bateria de entrevistas e visitas à galeria; algo que, apesar de cansativo e ir de encontro à minha timidez, me ajudou bastante na divulgação da exposição. A primeira foi concedida à TV Cidade (vocês podem ver o vídeo aqui), que também publicou a notícia no seu site, o Portal Sua Cidade. Toda essa divulgação só aconteceu graças a um grande amigo, Marcos Cartágenes, principal responsável pela propagação da notícia na internet e na tv.

Depois da notícia já ter saído anteriormente nos jornais O Estado do Maranhão e O Imparcial por intermédio da organização da galeria, nos dias seguintes à exposição houveram ainda mais três entrevistas, como parte da divulgação que a Maggiorasca concede ao trabalho do artista que está expondo. Emissoras como a TV Assembleia e a TV Brasil (as quais não tive acesso aos vt's das entrevistas), além do programa Estilos TV, na Redetv! (que ainda liberará o vídeo no Youtube) também ajudaram a contar para os ludovicenses o que essa tal de Mariany Carvalho tinha preparado para o mês da mulher. Fechando com chave de ouro, minha outra grande amiga Talita Guimarães, do blog Ensaios em Foco, também bateu um papo comigo a respeito da exposição. A entrevista sairá em breve, conto pra todos assim que for publicada! :)

A segunda grande lição que aprendi com essa vivência foi a de que agradecer nunca é demais. Por isso eu não poderia deixar de aproveitar esse espacinho no Badulaques pra dizer novamente o meu ''muito obrigada'' a todos que me ajudaram desde o início dessa empreitada. Ao professor Ribamar e Socorro Boaes, já citados; aos meus pais e meu namorado, que ajudaram em praticamente tudo que puderam; aos amigos que divulgaram pela internet; a Leandro Aquino, que me livrou de perder o sono atrás de um fotógrafo; a Marcos Cartágenes, também já citado, que também foi peça importante na divulgação do meu trabalho; a todos que compareceram na abertura, ou mesmo depois dela; aos que não puderam ou poderão comparecer, mas que ajudam de alguma forma a compartilhar essa informação. Posso estar esquecendo de alguém agora, mas tenham certeza de que sou eternamente grata por essa teia de amigos ter me ajudado a realizar minha primeira exposição.

E que venham as próximas! :)

2 comentários:

  1. Puxa, que legal, meus parabéns! Vou torcer para que venham outras oportunidades como essa e, quem sabe, algum dia eu possa estar presente...
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Eduardo! Também espero que situações como essa aconteçam mais vezes, e que sua presença seja confirmada!

      Até.

      Excluir