Campanha Leve um Livro

Há alguns dias, uma ideia surgiu na minha mente e de vez em quando ela dava o ar da graça tentando me encorajar. Tanto foi e voltou que certo dia resolvi pôr em prática.

O pensamento em questão era o de vender os meus livros. Ponto. O motivo? Permitir que as publicações que possuo conhecessem outros olhares, viajassem por outras mesas de cabeceira e servissem de entretenimento e xodó para outros leitores apaixonados como eu. Ah, e conseguir uma grana também, afinal de contas um sacrifício como esse merecia uma recompensa (claro).


Fonte: dhammza
Comecei a primeira fase da empreitada: organizar em uma lista todos os livros que faziam parte da minha mini-biblioteca. Tudo bem que eu separei uns dez que não seriam vendidos nem por decreto, mas a primeira etapa já estava concluída. Foi aí que tive a ideia de criar um blog exclusivamente para a venda desses livros, onde finalmente eu começaria a definir preços e apresentar os detalhes e um resumo dos livros. Tudo certo, até aí, mas e o aperto no coração, que não passava?

Segui então para a minha estante e peguei um punhado de quatro publicações para já catalogar no blog recém-criado, e de cara os livros "Melhores contos de Lygia Fagundes Telles" e "Vidas Secas" me encararam. Covardia, né, gente. O primeiro simplesmente tinha meus contos preferidos, e o segundo tinha uma das edições mais bonitas que eu já vi, com a capa dura e as páginas amareladas e antigas, do jeito que eu mais gosto na galáxia inteira, sem contar que é um clássico de enredo interessantíssimo.

Como eu poderia vender um pedaço da minha vida? O que iria sobrar se todas aquelas páginas fossem embora da minha casa? Gente, o chão caiu. Cada livro que eu tenho me traz uma lembrança de viagem, de aprendizado; traz uma lição de vida, um escritor favorito, uma expressão que eu acho engraçada. Alguns trazem minha infância. Já viu vender infância por aí?

Então a partir dessa minha fraqueza declarada, desse meu apego incurável, resolvi fazer uma campanha bonitinha, e que espero que incentive muita gente a conhecer uns livros que considero legais, outros excelentes, alguns bobos ou complicados.

A Campanha Leve um Livro é super simples e não exclui outras pessoas de participar (alô você que quer colaborar!). Consiste em apresentar um livro e dizer o porquê de alguém lê-lo, por que reservaria uma parte do seu tempo para se dedicar a ele. Defender o livro e mostrar que seu conteúdo e seu autor merecem um pouco de atenção. Não é difícil, fala a verdade.

Pretendo fazer isso com todos os meus livros, sem distinção entre preferidos e etc. TO-DOS. Sintam-se convidados a irem em busca das histórias que aqui contarei, a se deixarem levar pelos livros.

Aah, e que fique claro: se alguém quiser comprá-los, é só depois de muita persuasão. :)

Espero que gostem. Fiquem atentos que o primeiro livro será De A-ha a U2, de Zeca Camargo.

2 comentários:

  1. Gostei muito! é o que eu chamo de solidariedade literária :) Fiquei curiosa pra saber qual o seu livro preferido, o que mais recorda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Chris!
      Espero que goste também das dicas que vou dar aqui... Tenho umas histórias boas pra contar sobre os livros que já li, e por isso mesmo fica difícil definir só um como preferido. Mas no decorrer dos relatos vai dar pra notar por quais eu mais me apaixonei. :)

      Abraços.

      Excluir