[Leve um Livro] Vidas secas, Graciliano Ramos

Aah, sem dúvida uma das edições mais lindas desse livro está na minha estante. ♥

Graciliano Ramos veio contar suas histórias na minha biblioteca graças a um trabalho de Ensino Médio, com uma das melhores professoras de Português que eu já tive, e que me estimulou a ler muito mais do que eu já era habituada.

Comprei "Vidas secas" na Estante Virtual, um site que gosto muito e que tem um conceito muito lindo de vender livros: compartilhar conhecimento de forma mais acessível. Ok, muitas vezes os livreiros nem pensam tanto assim nisso, mas quem acaba ganhando é a gente que ama tanto os livros e barganha ótimas histórias por preços camaradas.

Voltando a Graciliano, o livro dele em questão é bastante famoso, e é difícil alguém não ter lido ainda. Quem já o fez, deixe um comentário sobre o que achou da obra, ok? E quem ainda não teve essa oportunidade, vou deixar essa dica com vocês, pois vale a pena.

A seca no Nordeste é o pano de fundo para o enredo onde Fabiano e sua família - a esposa Sinhá Vitória, os dois filhos e Baleia, uma cadelinha - percorrem estradas afora atrás de uma condição melhor para viver. A linguagem é direta e profunda, do tipo que sintetiza muito bem as características dos personagens e os cenários onde a história se desenrola. Graciliano representa através de uma literatura visceral o caráter animalesco dos retirantes, apresentando a condição humana em um cenário adverso como o solo rachado dos campos nordestinos. Você sente na pele o calor e o clima seco das estradas ríspidas, as dolorosas caminhadas e as feridas dos viajantes. Uma obra assim é, na verdade, um baú de experiências compactado. Dá sede, fome e agonia; mas é brilhante.

Que tal levar esse livro?

Nenhum comentário:

Postar um comentário