Felinos detetives

Acabada a folia, é hora de se concentrar de novo, não é pessoal?


Pois bem, nesse feriado carnavalesco, entre uns batuquezinhos e outros, li um livro super interessante, que une coisas que particularmente me interessam: gatos de estimação e histórias de suspense policial. Estou falando do "O Gato que pegou um ladrão" de Lilian Jackson Braun (foto). Este livro faz parte de uma série de outros livros que sempre começam com o título "O Gato que...", contando histórias que passam na cidade fictícia de Pickax, tendo como personagem principal o colunista de jornal James Qwilleran e seus dois gatos siameses, Koko e Yum Yum.

No desenrolar da trama, os gatos - principalmente Koko, definido por Qwilleran como o "mais intelectual dos dois" - ajudam o personagem principal a desvendar o mistério que vem rondando a cidade a respeito de uma série de furtos e algumas mortes.


Bastante detalhista, a autora esmiúça os perfis dos personagens que interagem com James e também do próprio, sendo este um homem inteligente, esperto e culto; assim como cada ambiente onde ocorrem as interações. Apesar da literatura bem construída, a trama não chega a ser surpreendente: não há um final espetacular ou inesperado; o leitor vai montando o quebra-cabeça da história antes mesmo do próprio livro contar, em alguns momentos. O enfoque principal está mesmo no quanto os gatinhos são capazes de alertar Qwilleran e ajudá-lo no caso todo. Coincidência ou não, eles ajudaram mesmo. E tem até a participação efetiva do gato na emboscada final... Mas isso, só quem ler o livro vai ter o prazer de desfrutar!

Espero que gostem!

2 comentários:

  1. interessante! queria ler!

    no Carnaval eu li;
    Cai o Pano (Agatha Christie) e
    O Bem Amado *-*

    adorei os dois *-*
    até.

    ResponderExcluir
  2. Lembro de ter lido quadno criança 'O gato que salvou o trem e outras histórias', mas esse não li não.

    Os animais são sempre personagens extraordinários na Literatura!!!

    Um abraço

    ResponderExcluir