Aqui

Aqui é o tudo ou o nada
É oito ou oitenta.

Aqui é onde se olha de viés e com medo a espreita do chicote do carrasco
É onde o riso cúmplice é crime capital
É onde se peca pelo excesso e pela falta
Onde cada passo pensado nunca sai como o previsto.



É onde o choro que escorre queimando as faces é tido
Como simples peça de uma artista em decadência
É onde o equilibrista, iludido, atravessa a corda bamba
Sem saber se o público vai se alegrar com a sua queda ou com seu êxito.

É onde se olha o amante no dia seguinte do mesmo modo que um mendigo
Ou um cachorro sarnento em busca de uma pedaço de comida
Aqui é a Bolsa de Valores onde acionistas aficionados investem
Seus valores e tempo escasso em mercados instáveis.

Aqui é onde se torna o canal de escape da solidão cotidiana
Onde nosso lado oráculo tenta adivinhar confissões caladas
Onde vitrines de aromáticos trazem lembranças bobas
De preferências gustativas e olfativas de entes queridos.

Aqui é onde o artesão trabalha com arte a lapidar o diamante
Sem perceber que aos poucos vira ele matéria bruta
É onde o carinho é mudo, surdo, seco e suado
É onde palavras se perdem pela obrigação de serem empregadas sempre.

É onde o réu prefere ser culpado de ter um frio coração de pedra
Do que ter um coração de carne que sangra todo dia.

Aqui é onde não há descanso!

9 comentários:

  1. Se isso não é ser original, preciso rever meus conceitos!
    A originalidade não é o que se escreve, nem a forma que escreve, mas sim como você escolhe VER as coisas. E você tem um jeito único de fazer isso. Parabéns, Gil.

    ResponderExcluir
  2. Aff, cada vez melhor. Me deixou sem palavras, o que é quase um milagre.
    Amei.
    Bj

    ResponderExcluir
  3. Não entendo de poesia, mas esta me levantou as sobrancelhas.

    ResponderExcluir
  4. Kra, gosto de poesias. A priori, acho difícil entendê-las. Sinceramente, ainda estou tentando descobri onde é esse 'AQUI'. Sinto que esse lugar é próximo, mas eu percebo que quero distância dele.

    Gostei muito.

    Um abraço

    Tiago França

    ResponderExcluir
  5. A-D-O-R-E-I
    ótima poesiia, Gil!
    tuas palavras me deixaram sem palavras aqi.
    "É onde palavras se perdem pela obrigação de serem empregadas sempre."
    Parabéns... Te arrisca mais na poesiia!
    abraço

    ResponderExcluir
  6. Olha eu aki de novo!
    Mais uma vez para parabenizá-lo por sua criatividade e talento! Tbm não entendo necas de poesia e tal, mas gostei muito desse...

    Bj
    Vou aguardar o próximo!

    ResponderExcluir
  7. Aqui é onde eu vivi muito tempo e depois levei muito tempo também na imaginação.
    Essa poesia me lembra muuuitoo a música do Cordel que se chama AQUI (Ou Memórias do Cárcere) e foi baseada no livro do Graciliano Ramos que também tem muito a ver com essa tua poesia. Um ciclo.
    E eu coloco 5 estrelas nessa tua postagem porque tu falou de coisa que me marcou muito e faz todo o sentido, além de que a música que acompanha essa leitura foi minha amiga durante uma madrugada inteirinha.

    Gil, teus escritos tão melhores a cada vez :D
    E o descanso a gente só acha saindo do Aqui que já ficou pra lá.

    Quê que te levou a escrever isso ?

    ResponderExcluir