Breve desabafo quase desconexo

Desde semana passada, quando me deparei com muitas opiniões e ensinamentos sobre quem é o designer e sobre como este deve agir e pensar, tenho tido reflexões sobre a sociedade atual e sua evidente inclinação às imagens. Há muitas décadas, o mundo tornou-se mais visual que qualquer outra coisa: consumimos imagens, posters, banners, folders, pinturas, fotografias, e tudo mais que vier à cabeça, mas que seja capaz de transmitir visualmente uma mensagem.

Não é à toa que peças gráficas ficaram mais elaboradas – no sentido da disposição visual, por mais simples que possa ser a peça -, pictogramas ganharam lugar de destaque em vez de legendas, aprende-se a ler figuras mais do que palavras. É isso. A imagem tornou-se nossa linguagem.

Trazendo a discussão para o seu sentido sociológico, tal culto à imagem transfere-se para nossa maneira de se portar, de se vestir, de falar, de caminhar, de pentear o cabelo, de trabalhar, de consumir. Vivemos em um mundo onde a imagem vale mais que um bom papo, onde gordurinhas quase inexistentes incomodam mais que uma perna quebrada. Futilidades vieram à tona: o corte de cabelo da atriz é mais interessante do que o debate literário do canal 2.

Enfim.

NOTA: Perdão pelo sumiço!

3 comentários:

  1. Como diria o Millôr, "se uma imagem vale mais do que mil palavras, então diga isto com uma imagem!" Há realmente um culto à imagem que influencia o modo da sociedade se portar. Mas isso não é o que sempre aconteceu pelos séculos? Se hoje há mais exposição, é devido à criação/multiplicação das ferramentas que produzem/editam imagens. E ainda: pela sua popularização/banalização. Será que a sociedade é vítma da imagem ou o contrário?

    ResponderExcluir
  2. ´bom ponto de vista... realmente estamos na era das imagens!

    www.revistamescla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Devo concordar..e assumir que sinto agora isso na pele. E no bolso. Saindo de um curso onde era perfeitamente possível ser apenas quem você é de verdade, para outro onde o professor não te permite entrar em sala "trajado de certo modo". Minhas roupas são espelhos da minha inteligência?

    ResponderExcluir