O império da hostilidade

"Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens."
(Fernando Pessoa)

A frase com a qual me deparo todos os dias na parede do meu quarto hoje somou perfeitamente aos meus pensamentos recentes. Dentro das minhas divagações sobre a sociedade e as relações entre as pessoas, me deparei com a ideia de que cada vez mais estamos nos fechando uns perante os outros. É bem simples de se entender: basta pensar em quantas vezes vimos ou vivenciamos situações onde um pouco menos de hostilidade resolveria tudo.


Pintura: Jylian Gustlin
Estamos cada vez mais apressados, drogados pelo trabalho - o novo ópio social -, gananciosos, orgulhosos, fúteis. Me perdoem pela visão negativa, mas a impressão que tenho é que a sociedade cada vez mais mergulha num poço sem fundo, apesar de raros casos.

Chegamos em um ponto onde a confiança nos outros é coisa do passado. É cada vez mais difícil achar verdadeiras amizades, uma vez que não se sabe se aquele seu "grande amigo" amanhã lhe dará uma punhalada pelas costas. Além do império da hostilidade, há o império da individualidade. Só pensamos em nós mesmos, nos nossos interesses. O social e a coletividade é assunto pros nossos avós e pra alguns ativistas ditos "inconvenientes".

Não há mais espaço pra conversas despropositais, para dividir um bom momento, sequer para um bom dia ou um obrigado. Nos armamos com uma armadura invisível baseada em desconfiança e medo, tudo para escapar da fraqueza de ser humano.

Agora sim, dá pra perceber o quanto os pensamentos de Fernando Pessoa fizeram falta.

4 comentários:

  1. O assunto expressado.
    O Pessoa.
    A pintura da doce Jylian.

    Tuas boas escolhas num mundo que corre para as más.

    ResponderExcluir
  2. Nossa Mary, muito bom o texto, aliás como sempre! O tema tratado é sem dúvida comum a todos. Me vi um pouco ai, pra falar verdade vi um pouco de tudo e de todos.
    Parabéns por conseguir escrever tão bem e de forma tão simples conseguir traduzir coisas que de tão claras acabam ficando invisíveis pra todos.
    "tudo para escapar da fraqueza de ser humano".

    Bjo e meu apoio ao Badu!

    ResponderExcluir
  3. Vejam matéria e fotos do making off das filmagens para o documentário sobre CALDEIRÃO DA SANTA CRUZ DO DESERTO, a comunidade que foi aniquilada, a exemplo de Canudos, por balas e bombardeios aéreos. Leia, Comente e divulgue:
    http://valdecyalves.blogspot.com/2010/09/caldeirao-de-santa-cruz-do-deserto.html

    ResponderExcluir
  4. A inquietação é geral. Pena que tão pouca gente percebeu que o estilo de vida que temos levado, está nos encaminhado para um estado de tédio coletivo tão grande, que só restará a nós tristeza e solidão. negativista. talvez. mas eu nao aguentei. dei um salto. fui adiante. estou com menos trabalho, consequentemente com menos dinheiro. em compensaçao, com mais amigos, mais tempo e mais feliz.

    tenho escrito sobre isso no me blog nos últimos tempos, se quiser conferir:
    Banquete dos Mendigos
    http://banquetedosmendigos.blogspot.com/

    abraço

    ResponderExcluir