Conceituar pra quê?

Se existe um roll de palavras mais usadas no design tenha certeza que "conceito" está entre as primeiras. É algo bastante enfatizado na área por ser basicamente o fundamento que alicerça cada projeto executado por um designer (ou pelo menos deveria ser). Mesmo com esta noção geral do que é conceito, certas vezes ainda  surge a pergunta: por que conceituar?


Ilustração de Pablo Lobo

Se designers cobram "caro" por seus projetos (o que na realidade é o preço merecido mas que nunca é reconhecido como tal), se passam horas pesquisando, se gastam suor e café nos brainstorms da vida e principalmente se passam bem mais que quatro anos desenvolvendo sua formação profissional é por que há algo mais que se oferece, muito além de meras inspirações e lampejos súbitos. Se um cliente encontra todas as respostas aos porquês do uso das cores, formas, tipografia e tudo mais empregado em um projeto, é bom se sentir aliviado: ele está diante de um conceito bem estruturado e aplicado.

É isso que nos diferencia dos micreiros (que, pra quem não sabe, são pessoas sem formação acadêmica que geralmente dominam certos programas de computador e por isso se acham aptos a fazerem cartões de visita, folders, produtos e etc pra quem quer que seja), e é isso que boa parte das pessoas que não valorizam o Design precisam entender. Existem motivos que explicam cada elementos utilizado, e são eles os utilizados pelo profissional, que possui a responsabilidade de entender que o sucesso do empreendimento do cliente muitas vezes está dependendo deste trabalho - e por esta razão tem uma visão panorâmica de aplicações e uso do seu projeto.

Conceituar envolve a bagagem de conhecimento adquirida pelo profissional, e não simplesmente uma ideia advinda do seu subconsciente, de forma inexplicável e aplicada como puro e simples palpite. Além disso, a existência de um conceito é um fator quase definitivo no reconhecimento da qualidade dos projetos.

Enfim, Design é queimação de neurônios, minha gente! :)

Um comentário:

  1. dizem que conceituar é, sem querer, limitar.
    design é ilimitado.
    logo é indefinível.

    ^^

    ResponderExcluir