Intangível


Nas últimas duas semanas me deparei bastante com o tema "inspiração". Através da Revista Rapadura (falarei mais sobre ela em um post futuro), fui convidada a tirar uma série de fotografias sobre objetos, locais, pessoas, situações ou qualquer outra coisa que me inspirasse - ou não. Baguncei as cadeiras de um escritório, remexi meus papéis, cortei o dedo, passeei pelas ruas da minha cidade. Munida de uma câmera nada profissional, registrei detalhes e significados implícitos, conceitos, formas, cores e luzes. Isto tudo pra tentar explicar o que me faz brilhar os olhos e incentivar as ideias a borboletearem na minha cabeça.


Se ela vem do céu, do inconsciente, dos outros ou não, isso não posso afirmar. O Aurélio nos diz que inspiração é "uma ideia ou pensamento que nos vem de repente", o que não me faz dissociar do quão intangível ela é. É formada de sorrisos, de traços, texturas, aromas. Muitas vezes por cenas não tão agradáveis - o trágico e o feio também inspiram, embora que com frequência menor que o sublime e o belo. Inspiração, na verdade, é a ponta do iceberg de todo o balaio de nossas percepções mundo afora. E me deparar com o que a estimula, especificamente por esses dias, me fez retomar abstrações, desconstruir meus muros de concreto, tirar os pés do chão. E eu não tive do que reclamar.

Agradeço à Rapadura pelo convite, por me permitir ver o mundo e a mim por dentro. E, como dito no ensaio, "...que nos é intangível foge aos olhos, mas não à alma".

Aguardem para ver os resultados dessa experiência!

4 comentários:

  1. A RapaDura que agradece a você ter aceito o nosso convite e co mele o seu olhar peculiar e inspirado.

    ResponderExcluir
  2. isso é verdade...

    tô muito curioso^^'

    ResponderExcluir
  3. mary quero ve essas fotoss,
    vo te cobrar hein? hehehe

    frank

    ResponderExcluir