Roll musical - parte 02

Pois é, minha gente! Continuando o post anterior e a minha seleção de canções do Alceu Valença, o que trago hoje pra vocês promete agradar àqueles mais chegados a uma dança, em especial o forró, xote e baião nordestinos - me refiro às músicas de raiz, culturalmente ricas e na sua forma original. Divirtam-se! :)

  • Cinco canções de Alceu Valença para DANÇAR:

1) Maracatu

"Zabumba de bombos, estouro de bombas, batuques de ingonos, cantigas de banzo, rangir de ganzás / - Loanda, Loanda, onde estás?"

Mostrando na letra a influência do batuque presente nesta música, o som contagiante de Maracatu promete agitação com sua percussão e seus tambores.

2) Bom demais

"Eu tenho mais que tá nessa fazendo mesura na ponta do pé / Quando o frevo começa ninguém me segura, vem ver como é"

Falando de uma das manifestações culturais e musicais mais adoradas por Alceu, esta música reproduz o ritmo do frevo aliado à letra, que denuncia a paixão não só do cantor, mas também de um povo inteiro. Haja canelas pra dançar esse frevo!

3) Meu forró é meu canto

"Meu forró é meu canto, quem canta meu povo os segredos da vida / Quem não amou, quem não viveu / Quem não chorou, quem não sofreu"

O batuque, desta vez de um coração feliz porém nostálgico, é o que marca a letra e o ritmo desta música - que como o próprio título diz, faz com que esta canção seja o brado de uma vida cheia de histórias.

4) No balanço da canoa

"No alto mar tem muita coisinha boa / Tem jangada, tem canoa pra quiser passear / O canoeiro só rema na proa / Cuidado canoeiro pra canoa não virar"

Cantando uma viagem de canoa como cenário, Alceu Valença consegue - principalmente na versão ao vivo dessa música - reproduzir a agitação de um dia de viagem, embalado pelos acordes do forró. É pra dançar mesmo! 

5) Essa menina

"Eu quero ver o cabra bom dançarino / Com ela não bater pino quando dançar um forró / Se remexendo, balançando as cadeiras / Faz temer a cumeeira e do chão levanta pó"

Foto: capa do disco "Forró de todos
os tempos", de Alceu, do ano de 1998

Se essa música não fosse selecionada, seria até injustiça! Ainda mais pelo fato de que ela fala principalmente sobre o gosto pela dança, além de ter um ritmo bem animado. Quem quiser espantar a inércia, eis a sugestão! ^^

(continua...)

3 comentários:

  1. Confesso que não sou muito dada ao forró de nenhuma forma; nem de raiz, nem esses mais moderninhos que -diga-se de passagem- eu não classificaria como forró.) Mas como gosto de dança, faço dança e vivo com muita satisfação neste meio, tenho que tentar me socializar com esses ritmos do nosso nordeste.

    Ainda bem que isto se torna mais fácil com artistas como Chico César, Gonzaguinha, Gilberto Gil, João Gilberto e o citado Alceu Valença.

    Obs.: Chico César também têm músicas ótimas para dançar frevo e forró.

    Gostei do post. Até o próximo! :)

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do post, até porque sou bem chegada num forrozinho [de raiz,claro,esses modernos, são tudo menos forró]. Agora pergunta: O clássico "Morena Tropicana" que amo, vai entrar no roll musical parte 3? senti falta dele no parte 2.

    penserbien.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelos comentários, Polly e Eveline. Alceu tem um vasto repertório, e resolvi não incluir "Morena tropicana" pelo fato de que, ela sendo incontestavelmente um clássico, já tem seu espaço garantido em qualquer roll de músicas de Alceu.. e além do mais, usei esta lista como forma de divulgar mais músicas além das que todos conhecem. Agora sobre a parte 3 do roll... aguardem e verão! ^^

    ResponderExcluir