Roll musical - parte final

E para completar a trilogia de listas musicais, a que trago hoje pra vocês diz respeito a grande parte das temáticas abordadas no Badulaques. Foram posts e mais posts sobre inspiração, dicas e temas inspiradores. E é mais ou menos isso que as músicas selecionadas hoje tratam: lanço hoje no blog o roll de músicas de Alceu Valença para viajar (em todos os sentidos). Sabendo que o público do Badu é composto por escritores, estudantes, poetas, designers e sobretudo leitores vorazes e filósofos de janela de ônibus, nada mais justo que dar um combustível a mais pra essas cabecinhas pensantes (e viajantes). Vamos lá!

  • Cinco músicas de Alceu Valença  para "VIAJAR":

Fonte: Site oficial de Alceu Valença
1) Papagaio do futuro

"Terno de vidro costurado a parafuso / Papagaio do futuro / Num para-raio ao luar"

Segundo Alceu, esta música é uma previsão da crise do petróleo, de 1974. "Ouçam com atenção, e tirem suas conclusões": uso as palavras do próprio.

2) Vou danado pra Catende

"Eu quero um trem / Eu preciso de um trem / Eu vou danado pra Catende, vou danado pra Catende, vou danado pra Catende / Com vontade de chegar"

Há! É a minha interpretação preferida, feita por Alceu. Não tanto pela letra em si, mas pela atuação no palco, como vocês poderão ver neste vídeo. Um quê de liberdade, de fúria, de inquietação. Apreciem, e qualquer comparação com um hippie alcançando o nirvana é válida!

Fonte: Site oficial de Alceu Valença
3) Punhal de prata

"Eu só quero uma cama pro cansaço / Não me causa temor o pesadelo / Tenho mapas e rotas e novelos / Para sair de profundos labirintos / Sou de ferro, de aço de granito / Grito aflito na rua do sossego / Sossego!"

Esta música foi tocada em 1975 no show "Vou danado pra Catende", que foi gravado e possui essa e outras músicas incluídas no LP "Vivo", de 1976. Nesta época, Alceu tinha um certo ar libertário, anarquista, contestador - traduzido por este LP, que tinha um tom de protesto. Os cabelos e barba longos e a postura diferenciada no palco o fizeram receber a alcunha de "louco". Pois é. Quem somos nós pra definir o que é loucura?

Fonte: Site oficial de Alceu Valença

4) Casamento da raposa com rouxinol

"Ele sempre teve medo dos raios da chuva / E ela sempre teve medo dos pingos do sol"

Contraste de extremos, seja de pessoas ou situações: o direcionamento do olhar é por nossa conta. Mas o sentido metafórico, só em nossos estados mais profundos de reflexão poderemos alcançar!

5) Pontos cardeais

"Eu quero meu rádio de pilha ligado / No mesmo segundo em quatro estações"

Sobre desejos profundos e inquietações íntimas: nos deparamos com isso nessa música. Cante com a força do gogó e da consciência.

O roll musical de Alceu Valença termina por aqui. As fotos acima foram retiradas do site oficial do cantor.

Espero que tenham gostado das sugestões, aproveitem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário