Trânsito livre

Café Logomo
Fonte: Voxel Show
Poucas áreas de atuação permitem que se transite por outras afins sem maiores problemas. O Design é uma delas, e permite aos seus profissionais atuarem em diversas vertentes sem perderem a essência que a profissão realmente tem. Fazendo uma comparação meio biológica, meio ficção científica, o Design é como um polvo: cada tentáculo é paralelo a outro e estes por vezes se entremeiam, porém possuem uma origem em comum.

Essa conversa entre o Design Gráfico, de Produto, de Moda , de Interiores, Têxtil e etc. se dá pelos mais variados elementos existentes nestas áreas. É como uma sobreposição de camadas transparentes: pode-se identificar unidades em comum, da mesma forma que se pode criar elementos completamente diferentes a partir de bases semelhantes. De maneira prática, grafismos podem inspirar móveis, móveis podem inspirar ambientes, tecidos podem dar base à criação de roupas e roupas e sapatos podem ter uma releitura em produtos. Essa transmutação é uma das molas da criatividade, e ajuda a criar uma visão plural e o mais expandida possível - o que já é falado a muito tempo por aqui.

A prática é apresentada aos estudantes e profissionais, sendo bastante estimulada em congressos e outros eventos de Design. Participar de palestras e oficinas de uma área completamente diferente da que se pretende seguir é uma maneira de ampliar sua rede de conhecimentos e dar um gás a mais para as ideias.

Já faz algum tempo que a tecla dos conhecimentos múltiplos vem sendo batida nas escolas, nas universidades e principalmente no mercado de trabalho. Diferentemente de tempos atrás, onde matemáticos mal sabiam escrever textos, médicos não plantavam árvores e professores de português não sabiam fazer contas, a atualidade pede um Homem mais multifacetado e capaz de alcançar eficiência em atividades das mais diversas áreas. Não basta saber tudo de uma determinada coisa, mas também um pouco de tudo.

Fica a dica!

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. A necessidade de possuir um conhecimento múltiplo e diversificado depende muito da área. Em algumas áreas requisitam mais profissionais especializados do que um multidisciplinar e generalista.

    A multidisciplinaridade do design me agrada bastante =)

    bom texto
    ;)

    ResponderExcluir