Solidão

"A solidão é fera, a solidão devora

É amiga das horas, prima-irmã do tempo
Que faz nossos relógios caminharem lentos
Causando um descompasso no meu coração"


(Trecho da música "Solidão", de Alceu Valença)


Monofobia. É esse o nome do bicho-papão que assombra muita gente. O medo de ficar sozinho! É verdade que existe muita gente que vê vantagem em morar só e ter sua liberdade e muitas vezes nós mesmos precisamos nos desconectar um pouco do mundo para poder refletir, mas existem muitas pessoas que tem uma verdadeira fobia em ficarem sozinhas. Mas tudo isso não passa de uma solidão “física”.

Levando o assunto pra um lado mais psicológico, todos somos um pouco monofóbicos (era o que também acreditava Aristóteles, ao afirmar que nossa natureza era viver em sociedade). Isso porque a solidão não é algo que se percebe através dos cinco sentidos, é uma coisa que sentimos no âmago da nossa consciência. Pode-se perfeitamente não ser vítima da solidão ao se estar em nossa casa sem ninguém conosco e se sentir o mais solitário dos homens em uma sala cheia de pessoas. E é justamente essa separação com o resto do mundo, esse abandono, que faz com que todos sintam pelo menos um pouco de medo da ficar só, ou pelo menos se incomoda um pouco como isso.

Contudo, é pertinente dizer que a solidão deriva também da falta de auto-estima e amor-próprio, afinal, “você não pode está só, se gostar da pessoa com quem fica quando está sozinho”.

5 comentários:

  1. Olha como esse texto casou com o que escrevi no twitter há 30 minutos atrás: "Eu me amo", se me amo, não sentirei solidão mesmo estando sozinha. =)
    Na filosofia do ensino médio a gente aprende que o homem é um ser social, como vc citou no texto, mas na vida prática, esse "ser social" recebe tantas influências que ninguém consegue, de fato, definir o que é ESTAR ou SER sozinho. Se é que isto é possível. Não é verdade?
    Enfim..Para finalizar..eu acho que só se sente sozinho quem espera muito do mundo, quem nada do mundo espera, vive cada instante como a plenitude e nunca se sentirá só! Beijinho =*

    ResponderExcluir
  2. Minha solidão não tem nada a ver com a presença ou ausência de pessoas… Detesto quem me rouba a solidão, sem em troca me oferecer verdadeiramente companhia….”

    Friedrich Nietzsche

    "A solidão é uma coisa boa. Só que precisamos de alguém para nos dizer isso."

    Honoré de Balzac

    A solidão é realmente temida. Às vezes, ela parece impossível nesse mundo aglomerado. Mas o fato é que nunca nos sentimos tão sós em meio a tanta gente; em quase todos os seus livros, Augusto Cury corrobora esta ideia. Em algumas situações a solidão é natural e indispensável. Mas quando ela é ininterrupta, é mais que prejudicial - é letal.

    Tiago França

    ResponderExcluir
  3. adorei o final, eu gosto de estar sozinho, mas não de sentir que sou sozinho!
    não tenho frases bonitas de pensadores rs'
    Mas ninguém nunca está sozinho no mundo se teu Deus no coração *-*
    até.
    Mas nem por isso tem que isolar né!

    ResponderExcluir
  4. Acredito que estar só, independe de ter ou não pessoas perto.
    Algumas pessoas se sentem protegidas na solidão. defesa talvez, então, como podemos dizer que a vida em sociedade é uma necessidade humana? As vezes parece que o instinto é a resposta pros comportamentos humanos!

    ''Pode-se perfeitamente ser vítima da solidão ao se estar em uma sala cheia de pessoas''

    Podemos dizer então que somos vítimas de nós mesmos?

    Estar só é diferente de ser só!
    Boa reflexão a do post!

    eliza

    ResponderExcluir
  5. toda solidao tem um grande universo a ser explorado e muitos nao sabem se beneficiar disso.

    ResponderExcluir