Respirando cultura



Posso reclamar, falar que é mal administrada, que não tem nada, que às vezes fede, às vezes é feia, às vezes é velha... Posso falar tudo isso, mas amo muito minha cidade. E essa semana ela me deu motivos maiores ainda pra amá-la, nessa nossa relação de tapas e beijos. É que um dos meus locais preferidos de São Luís, o Centro Histórico, até amanhã está sendo palco de uma verdadeira miscelânea de manifestações culturais: a Dança, o Teatro, a Literatura, as Artes Plásticas e a Música estão recheando de cultura as ruas, casas de eventos, os olhos, ouvidos e mentes de quem foi até lá para prestigiar. Eu fiz questão de me incluir nesse grupo :), e saí rumando pra lá com uma câmera e o Badulaques a tira-colo.

Como ontem foi o Dia Internacional da Animação (falei aqui no blog, lembram?), eu já tinha me programado a um tempinho pra ir lá. O bom de tudo é que o DIA não foi abafado pelo chamado “Praia Grande das Artes”, pelo contrário, ele só veio a complementar a programação, o que é sempre ótimo pra um evento como esse.


Como um grande teatro ao ar livre, o Centro Histórico trazia instalações artísticas espalhadas pelas calçadas, janelas e até bueiros (foto), além de palcos para apresentações de danças, peças de teatro e shows. Ou então, a festa se fazia sem palco mesmo: era só andar mais um pouquinho que se ouviam os tambores tocando Maracatu, seguidos pela multidão trilhando pelo chão de pedras. Um sonho. ^^

Pensa que não tem Noite de Autógrafos? Pois tem. Uma verdadeira alavancada na literatura maranhense.

O povo de São Luís estava mesmo precisando de uma overdose cultural como essa. Uma cidade tão cheia de história, beleza e cultura não podia deixar guardado todo esse potencial, que seus habitantes por vezes ignoram por achar irrelevante, o que não é verdade.

E pensam que acabou? De jeito nenhum. Amanhã estou lá de novo!

Até.

Badulaques anda bebendo a bebida púrpura...

Nenhum comentário:

Postar um comentário