Sopa de letrinhas


Poema Tudo está dito, de Augusto de Campos.

Procurando pelo significado de "palavra" no dicionário, entre muitas explicações a que mais achei interessante foi: "Alta expressão do pensamento; verbo". É a mais pura verdade que usamos desse meio pra se comunicar e expressar o que a gente sente, mas o que mais me chama atenção é o sentido e a dimensão que cada palavra pode ganhar. Seja do ponto de vista gramatical, literário, gráfico, olfativo, auditivo, tátil ou gustativo, as palavras são um verdadeiro prato cheio de possibilidades. Penso muito nisso quando me deparo com palavras agressivas, bonitas, feias, sisudas, gritantes, festejantes, sombrias ou gostosas de pronunciar. E é muito bom ter essa sensiblidade pra desfrutar de todas essas sensações, como, por exemplo, as das palavras que me dão fome, que me deixam felizes ou que ferem a garganta (como inhame, nichos, nacos, larápio...). É encantadoramente abstrato. :)

Na literatura, o uso da palavra em suas mais diversas formas é que permitiu a construção dessa variedade de movimentos literários. Seja comportada, desconstruída, separada, fragmentada, colada, jogada, cuspida, desenhada, inventada ou redimensionada, a palavra será sempre uma inesgotável fonte de arte, criatividade, poesia e sonoridade.

[Meu agradecimento especial ao Gildson, que contribuiu e muito para este post. ^^]

Até!

Badulaques: fazendo uso da palavra em pixels!

4 comentários:

  1. Tua cabeça me parece cada vez mais um mundo infinitamente surpreendente. :)

    ResponderExcluir
  2. Caramba. Talvez esse meu susto seja por que não consigo me ver desse jeito. Imagine quando eu falar de você, que tem a cabeça tão ou mais surpreendente ainda. ^^

    ResponderExcluir
  3. Mary, o blog é ótimo!
    As palavras realmente tem uma enorme variedade de aplicações e sentidos. Acompanham a gente e refletem um monte de coisas.
    Gostei muito desse post...
    Adorei os textos! Parabéns
    :D

    ResponderExcluir
  4. "Reciclar a palavra, o telhado e o porão
    Reinventar tantas outras notas musicais
    Escrever o pretexto, o prefácio e o refrão
    Ser essência e muito mais
    A porta aberta, o porto acaso, o caos, o cais
    Se lembrar de celebrar muito mais."

    ... - O teatro mágico
    :)

    ResponderExcluir