Dica: O dia do curinga, Jostein Gaarder

Aqui vai uma boa dica para pessoas que procuram um bom livro para ler. "O dia do curinga", livro escrito pelo norueguês Jostein Gaarder, discorre sobre o papel do filósofo na sociedade. Calma! Não pensem que é mais um daqueles livros enfadonhos, com uma linguagem pesada, com a qual estamos acostumados a ver em livros cujo tema central é Filosofia.

O livro narra a estória de Hans-Thomas e sua pai em busca da mãe na Grécia. No caminho ele é presenteado com um pequeno livrinho que conta uma aventura ocorrida a centenas de anos atrás, mas que no decorrer do livro mostra-se cada vez mais relacionada com sua vida e sua viagem.

Enfim, o livro possui uma linguagem leve e confortável, 53 capítulos (um para cada carta do baralho e mais o curinga) e de quebra um calendário super bem bolado pelo autor baseado nas cartas de baralho.

3 comentários:

  1. O livro é realmente muito bom, principalmente porque é escrito pelo memso autor do famoso 'O MUNDO DE SOFIA'. Ele tem o poder de falar muito bem de filosofia para o público que mais a despreza- jovens e adolescentes. É, sem dúvida, uma leitura deliciosa e bastante profícua.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Eu não gostei desse livro :T
    Como comentaram aí em cima, ele tem uma obra muito boa pra chamar a atenção dos jovens e adolescentes, mas o enredo desse não me prendeu. Talvez meu irmão menor goste mais. Mas não deixei de aprender com o que li :)

    Por exemplo, tem um livro do Jostein que eu gosto muuuuito. Chama-se "Através do Espelho" e é a história sobre um menino anjo e uma menininha com doença em fase terminal (contei o fim =x). Ele começa a discutir com ela várias coisas a respeito do mundo e do universo. Creio que NESSE livro o Jostein conseguiu esse papel de passar filosofia para não filósofos ou para pré filósofos. O enredo é muito mais simples que o do Dia do Curinga, porém achei bem mais eficaz, direto.
    Pra mim ODdC enrola muito :S
    Um padeiro com ares de Morpheu do Matrix? :z

    Minha namorada amou esse livro. Pra ela, Dia do Curinga é perfeito. Tirem suas conclusões ;D

    ResponderExcluir
  3. O livro mais impressionante que já li! A narrativa nos prende de tal forma que é impossível parar de ler. Talvez o enredo fiosofico não seja realmente o enfoque, mas a fantasia presente no livro nos faz pensar filosoficamente sem perceber!

    ResponderExcluir