Literatura e sociedade

A escrita foi desenvolvida com o intuito de solucionar algumas necessidades que a humanidade enfrentava em determinado momento histórico. Porém, outro dia estava assistindo um programa na TV Brasil que falava da vida e obra do escritor brasileiro Paulo Coelho. Entre as muitas coisas exibidas no documentário, mostraram-se as várias críticas que o escritor recebe daqueles que são considerados "especialistas em literatura". Entre os muitos argumentos nos quais se baseiam os críticos, existe aquele que diz que a linguagem em pregada pelo escritor é muito simples e superficial, coisa de amador e há os que dizem que Paulo Coelho é um escritor que só produz obras com um mesmo tema.

A literatura deixa desse jeito de ser solução para nossos problemas, angústias e desejos para virar outro problema: instrumento de "estratificação cultural", ou até mesmo, de um certo modo, de opressão (como já aconteceu diversas vezes no decorrer da História). A literatura está se tornando algo elitizado, e não de todos, com de fato deveria ser. Digo isso pelo fato de alguns que acham que entendem muito sobre literatura questionarem o fato de um escritor usar uma linguagem mais acessível em seus livros, porém a literatura foi feita para ser entendida e vivenciada pelo maior número possível de pessoas. A linguagem, assim, deve ser a mais clara possível. Sobre os temas empregados nos livros do Paulo, só tenho a dizer que a literatura é a expressão do indivíduo através da escrita. Expressar é libertar-se, e não o contrário.

3 comentários:

  1. É isso aí Gildson, e não é à toa que Paulo Coelho é o escritor brasileiro que mais vendeu livros e é membro da Academia Brasileira de Letras. Todas essas críticas que fazem contra ele, é a a mais pura intriga da oposição...

    ;)

    ResponderExcluir
  2. Otimo blog! concordo qndo fala sobre os "especialistas em criticas", quem são eles afinal? O que mais me quetiono quanto a isso é se esses tais criticos já fizeram bestselers...mas enfim... concordo qndo coloca que a escrita é algo que deve ser feita por todos e principalmente para todos, afinal é uma forma de esteriorizar e concretizar nossos sentimentos! sobre paulo coelho... digamos que... escreve oq querem ler!
    abraço!

    ResponderExcluir
  3. Bom... não sou um desses especialistas! Mas sou crítico. Concordo com diversas críticas a respeito de Paulo Coelho. HITLER TAMBÉM FOI ACLAMADO POR TODA A SUA NAÇÃO. Seu livro foi best-seller na Alemanha Nazista. Realmente, Coelho escreve o que, infelizmente, a maioria da população quer ler. Faça uma lista de nomes: MACHADO DE ASSIS, EÇA DE QUEIRÓS, ERICO VERÍSSIMO, GRACILIANO RAMOS, JOSÉ SARAMAGO, FIODOR DOSTOIEVSKI, LEON TOLSTÓI. Compare-os com COELHO. Os especialistas vão sempre (e corretamente) entender que COELHO é inferior a estes. Já a população em geral não pode nem argumentar, pois só conhece, no máximo, o próprio COELHO.

    A discussão é boa e válida. A literatura é realmente intrigante. Mas ainda acredito que se possa fazer boa literatura sem se tornar clichê e simplório.

    Um abraço

    Tiago fRANÇA

    ResponderExcluir