Machismo feminino?

Durante séculos as mulheres foram submissas as leis e ordens ditadas pelos homens, porém, de uns tempos pra cá, as mulheres reagiram ao cabresto masculino, reivindicaram seus direitos e lutaram pela igualdade entre os sexos. Hoje elas votam, se sustentam, trabalham naquilo que querem (claro que essa regra tem exceções pra ambos os sexos) e até certo ponto, inverteram os papéis e colocaram os machões para pilotar o fogão e limpar a casa =P.
Mas algumas coisas nunca mudam...

Se alguns preconceitos antigos mudaram, outras ainda existem e parece que vão ficar por muito tempo ainda. Mas o mais curioso é perceber que até a ala feminina apóia essas idéias que nada tem a ver com a tal igualdade que elas lutaram.

Pra começar: quem deve pagar as despesas de um jantar a dois? Claro que existe aquela regrinha que quem convida paga. Contudo, a maioria das pessoas, incluindo homens ou mulheres, acha que deve ser o cavalheiro o financiador do encontro. (Só pra constar que eu falo de um jantar entre um homem e uma mulher, ok?). O que não impede uma dose de romantismo de um dos namorados fazer uma fezinha e pagar a conta, né?

Outra coisa a se observar é a perpetuação do rótulo de “sexo frágil” que as mulheres carregam nas costas e, mas uma vez, encontra morada em cabeças de ambos os sexos. Quando uma mulher bate num homem, isso não causa nas pessoas o mesmo efeito que causaria se fosse o contrário, porque isso, na visão de todos (inclusive a minha) seria covardia. Seria não, é. Mas o que alguns não vêem é que uma pessoa que apanha sem poder se defender também está sendo vítima de uma covardia.

Acaba parecendo assim que algumas coisas consideradas machistas ainda são defendidas por mulheres quando isso lhes convém. E os culpados são os homens, não elas. O que aconteceu foi só uma apropriação dos erros dos homens pelas mulheres.

Não estou aqui defendendo um revide por parte do homem agredido, pelo contrário, sou contra violência em qualquer uma de suas formas. Sou a favor de um respeito entre todos, independente de qualquer diferença. Afinal, um dos passos para uma igualdade é o respeito pelas diferenças, entre sexos, raças ou qualquer outra coisa.

7 comentários:

  1. Aproveitando o assunto, gostaria de falar sobre feminismo masculino: muitos homens ainda tem aquela concepação errada sobre o movimento feminista ou qualquer outra mobilização das mulheres. queria esclarecer é que esses movimentos não indicam que as mulheres querem se mostrar mais importantes que os homens, mas que são tão importantes quanto eles;
    já vi até mesmo homens colocando as mulheres como mais importantes, isso está errado, pois os opostos possuem o mesmo grau de importância na sociedade.
    e tem mais: os opostos não só se atraem, como se completam, por isso possuem a mesma importância. :)(ou seja, a conta do jantar deve ser dividida entre os dois)

    ResponderExcluir
  2. Acho que isso é crônico, sei lá... As pessoas querem tanto e acabam tendo é nada. Digo isso porque pagar a conta em algum encontro ou algo do tipo não seja referência a uma época machista ou patriarcal, na verdade, acho que sejam apenas bons modos.

    Tá certo que a minha realidade é totalmente diferente, mas, e daí se é machismo? Assim como: E daí se é feminismo? Penso que as coisas estão nos detalhes, em como cada um recebe uma atitude ou iniciativa. Qual mulher não gosta de ser cortejada, que homens sejam atenciosos e prestativos, assim como qual homem não gosta de uma comida muito bem preparada e alguém que cuide dele?

    Não é fazendo apologia a uma coisa nem outra, na verdade, um ser precisa do outro. Eu como todo bom individualista sou a favor de que tudo tem limite. E é claro, vai do senso comum de cada um.

    Enfim, bom texto, boa discussão ^^.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o Atahualpa (confesso que copiei e colei o nome dele,rs)... não que seja machismo ou feminismo, ou seja regra cumprir formalidades, mas apenas que... gentilezas sempre são uma forma de cortejar, agradar, chamar atenção...isso no caso de ser um casal! No mais,se o problema é a conta no final entra-se num concenso.(se não, daí se pode concluir qual a intenção da pessoa)
    Hehe, Sabia que tu ainda ía escrever sobre essa discussão, muito bom!

    Inté

    ResponderExcluir
  4. antes de comentar...valeu eliza, eu tbm faço isso! rsrs

    Agora, eu confesso que não sou muito de coisas com contas e afins, mas gosto de ser bem tratada. Lembrando que existe diferenças entre ser bem tratada e ser proclamada uma divindade eterna..
    Pagar a conta de vez em quando é um ato de bons modos, talvez. Dividir é um gesto de companheirismo, também talvez.

    O século 21 não impede os homens de cavalheirismos, ainda que torne as mulheres menos "donzelas". Então quem paga a conta..?
    É melhor chamar ela pra um jantar que você mesmo vai fazer.

    ResponderExcluir
  5. Olá, pessoal!

    Nunca vi um blog onde os conceitos de interatividade e mídia colaborativa se apliquem tão bem. Os comentários sempre levantam questões boas que levam os textos(sempre excelentes da Mary e do Gil) adiante.

    Venho deixar um pouco da minha opinião a respeito: o machismo feminino não está necessariamente na conta, no jantar ou no fato do homem ser ou não gentil. Gentileza independe de gênero. E igualdade é uma questão de compreensão de direitos e deveres. Homens e mulheres são diferentes por natureza, mas isso não significa que um mereça ter privilégio em detrimento do outro.

    O machismo feminino, propriamente dito, está muito ligado a falta de senso de mulheres que querem levar a exigência da igualdade ao pé da letra e adotar para si os erros e as falhas que não cabem nem mesmos aos homens, em nome de uma pseudoigualdade. Repetir os erros do outro para se dizer igual não é uma mentalidade muito coerente. E aí concordo com a May quando ela diz: "os opostos não só se atraem, como se completam, por isso possuem a mesma importância."

    Acredito que o entrave do machismo feminino possa ser resolvido quando mulheres e homens se derem conta disso, efetivamente.

    Abraços em todos! E que venham os próximos posts com novas questões!!!!

    ResponderExcluir
  6. Mary, demorei mas tô de volta. Adorei o post.
    Concordo contigo em relação à falta de senso que acontece muitas vezes por pessoas de ambos os sexos. Gentileza, é claro nenhuma mulher dispensa. Mas bom senso também pode contar muito nessas horas e machismo feminino (gostei do termo), existe mesmo!
    No caso da conta, as circunstânciias pesam um bocado. Igualdade de direitos implica em um monte coisa, mas, aliás como a maioria das mulheres, não dispensariia uma gentileza

    ResponderExcluir
  7. vcs estão viajando..machismo é muito mais do que isso.Machismo é violência contra mulher,é exploração sxeual da mulher,é a crueldade da prostituição,pedofilia,pornografi...não é esta coisinha de quem vai pagar aconta,é ridículo reduzirem um problema tão grave e sério numa questão idiota destas!E de novo aquela velha estória dos "sexos dividirem e tal".Por que achamq ue existe dupla jornada? Por que acha que somso tão cobradas em termos de beleza e juventude? Homem nunca pode ser punido por nada neste país,ele sempre tem que ser "entendido",não é atoa que assassino de mulheres acabam sendo "perdoados" pela justiça.
    Francamente,leiam estudos sobre gênero nates de escreverem tanta merda!!

    ResponderExcluir