Pessimismo e otimismo?

Confesso a vocês que, pessoalmente, não sou das pessoas mais otimistas. Embora não possa evitar, quando os planos ocorrem como o esperado, cultivar uma nesga de confiança que aquilo terminará bem.

Ouço muitas pessoas dizendo que devemos ser otimistas e acreditar que aquilo que almejamos será alcançado. Mas será que acreditar nisso é realmente uma vantagem?
Acredito que por vezes nosso otimismo só faz aumentar mais a profundidade do poço que inevitavelmente teremos que cair. Trocando em miúdos: o otimismo, nada mais, nada menos, cria em nós a expectativa de que todos os nossos sonhos se concretizarão. O que, claro, não é verdade.

Ao sermos pessimistas, nos preparamos sempre para os baques. O que acaba amenizando um pouco o impacto deles em nós. Isso sem falar que, teoricamente, achando que algo não dará certo, um pessimista se esforçará mais para alcançar seu objetivo. Porém tudo isso é teoria, já disse.

Além do que, conquistar algo inesperadamente é bem mais gostoso do que quando já sabemos que esse algo virá, não é verdade? Por fim, afirmo que o melhor de tudo mesmo é ser realista. É saber diferenciar sonho de realidade, é saber seus limites e seus méritos, saber que otimismos e pessimismos – apesar de sua importância – são somente suposições e que a vida é construída por ações e não por expectativas. Pensem nisso!

11 comentários:

  1. Você conseguiu definir bem, algo complicado. As pessoas tendem a acreditar que o positivo atrai positivo, e eu, particularmente, acredito que isso é sim, possível. Mas devemos estar preparados para as coisas negativas da vida, que como você disse é inevitável, acontecem!
    Eu tento pensar positivo mas sabendo que não será uma barreira que me fará desistir do meu objetivo. Não é fácil ter esse equilíbrio mas acho melhor que pensar só no negativo para estar preparado. Parabéns pelo texto, está muito bem escrito.
    Meireles

    ResponderExcluir
  2. Gildson,

    esse assunto é complicado. Não costume crer que pensar positivo traz obrigatoriamente o êxito. Mas eu procuro ser POSITIVISTA, pelo menos demonstro isso para as outras pessoas.Interiormente, ando com pé atrás com tudo, crio barreiras e limitações e espero, de alguma maneira, o fracasso. Por isso também sou PESSIMISTA.

    Acho que as duas maneiras de agir têm qualidades e prejuízos. O ideal seria mesclar as duas formas de enxergar a vida; é o que eu tento fazer!

    ResponderExcluir
  3. acredito que uma pessoa tende a reconhecer os seus limites e até que ponto poderia criar uma expectativa sobre si.
    Realismo - o equilíbrio
    Otimismo - um extremo
    Pessimismo - outro extremo

    ResponderExcluir
  4. Concordo com você gil, a vida é feita de ações e não de suposições.
    é preferível fazer pra ver do que crer pra acontecer! heheh
    melhor do que sonhar se algo vai dar certo ou errado é agir para que dê certo. mas se der errado é bom estar preparado e adimitir que era uma possibilidade e, enfim, aceitar que são coisas da vida!

    ResponderExcluir
  5. Sei lá, esse assunto possui um leque de opiniões diferentes, eis a minha:

    Acho o contrário,o pessimismo por vezes acaba é nos fechando cada vez mais, se colocarmos em nossas mentes não conseguiremos fazer determinadas coisas, pra quê iremos tentar?
    Agora quando alguém é otimista,acaba dando a cara pra bater, o que não necessariamente é uma coisas ruim, como já dizia o ditado: quem não arrisca não petisca. Eu concordo com a Chris, a própria pessoa deve estar ciente de suas capacidades e isso não é ser nem otimista nem pessimista é ser realista!
    *
    Parabéns pelo post Badulaques!
    *
    Eveline Coelho- @Evelico

    ResponderExcluir
  6. Tem gente dizendo ser complicado, outros fazendo ponderações... Sei lá, pra mim isso tudo diz respeito a ser ligado ao foco sem esquivar nem pra um lado nem outro.

    Na verdade, isso é mais uma questão de auto-educação do que pessimismo, realismo ou otimismo. Se a pessoa sabe o que quer, como quer e vice-vserao, então ela sabe quais as melhores diretrizes e posturas a serem tomadas. Evitando assim transtornos, dores de cabeça que são desnecessárias... Enfim ^^

    Paz aê cara, desde já, como já te disse no Twitter, gosto de vir aqui sempre. É pra lá de divertido.

    Té.

    ResponderExcluir
  7. Pensar positivo não é apenas esperar que as coisas aconteçam conforme nosso desejo - enquanto ficamos com braços e pernas cruzados - pois isto é realmente esperar demais. Creio que pensar positivo é encontrar as coisas boas mesmo nas situações ruins: o velho jogo do contente. A partir do momento que nos esforçarmos para encontrar pontos positivos nas situações mais adversas da vida, seremos otimistas. Do contrário, se estivermos voltando nossos olhares sempre para as coisas ruins, seremos os 'bons' e velhos pessimistas disfarçados de realistas.

    ResponderExcluir
  8. Então, interessantíssimo o blog... aceitei vcs lá no orkut, já estou seguindo também, se quiser fazer parceria comigo, é só me falar oks ?
    vou passar meu endereço para quem sabe uma visita !!! beijos


    http://arathane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Fruto de qualquer sucesso é preparação ...
    continuo achando que otimismo incentiva e impulsiona as pessoas a empregar suas energias no que fazem. E o pessimismo, não permite nem que se tente algo ... prevendo que vai dar errado. Se uma ou outra tem mais efeito isso é de cada um.

    Inté.

    ResponderExcluir
  10. O Otimista pode errar, mas o pessimista já começa errando!!!

    ResponderExcluir
  11. ahh, oie gilson..comentei antes no texto da mary..agradecendo a visita no blog..acho que ela vai entender nada x) enfim..

    ain, complicado isso..pra não assumir meu pessimismo, eu digo que sou realista! uidhuidduhduihduidhuidh

    eu acho que em ambos, há vantagens e desvantagens..o ideial seria um equilibrio..
    mas pessimista é uma termo meio forte mesmo :/e outra coisa, eu acho que quando vc tenta ser positivo, vc atrai coisas boas pra vc, por mais que não seja a concretização daquele sonho e talzs..acho que a gente tentar x)

    namastê :*

    ResponderExcluir