Porque se sujar faz bem

Antes que alguém pergunte: Não, a Omo não patrocina o nosso blog, ou pelo menos não demonstrou interesse ainda (rs). Mas essa frase que virou marca registrada da Omo tem um significado que vai além daquele que sugere que você suje suas roupas pra lavar com o sabão deles. =P

Por muitas vezes nos ausentamos do ato de experimentar algo que nunca provamos ou que ouvimos falar que não é bom ou de entrar em uma empreitada que tem lá suas chances de dar errado. Às vezes caímos no comodismo de não querer variar quando encontramos algo que agrade. Como um pintor que encontrou uma técnica de pintura que faz sucesso e tem medo de pintar de outro jeito. Tudo isso nada mais é do que “medo de se sujar”.

Medo de se sujar é o medo de se entregar às coisas novas e encarar, de frente, toda a responsabilidade dessas escolhas. É provar todos os sabores de sorvete pra saber qual é o mais gostoso. É ouvir todas as músicas e ritmos pra descobrir qual mexe mais com você. É dizer pra garota que você gosta dela, mesmo que saibas que as chances dela dar um baita “não” na sua cara sejam tão grandes quanto às chances de você ganhar na loteria, mas você tenta mesmo assim porque sabe que se a resposta for “sim” isso vai te fazer muito feliz. E é, principalmente, acertar e errar e, independente do resultado, aprender com suas escolhas. Porque não há nada na vida, por pior que seja, que não nos deixe uma lição.

Se sujar é sorrir, arriscar, dançar, chorar, pedir, se arrepender, dar o braço a torcer as vezes... e viver! E pode ter certeza que isso vai deixar boas marcas na sua vida. Marcas que nenhum sabão em pó pode tirar.

9 comentários:

  1. Concordo plenamente, sabe? O que somos nós, o que é a nossa vida se não nos dispomos a correr certos riscos? Eu tenho um poema que diz assim: "Basta de conforto, eu prefiro a corda-bamba". E prefiro mesmo.

    ResponderExcluir
  2. É por medo de nos sujarmos que perdemos os melhores momentos da vida. Adorei o post. Parabéns! =*

    ResponderExcluir
  3. Alô, Gil!

    não disse que seu texto estava excelente, sem tirar nem pôr? Pois é, amigo, passei aqui pra fazer coro aos leitores do Badu.

    Na viagem que fiz a Pinheiro-MA, parei em uma pracinha com amigos e ficamos observando por alguns minutos, algumas crianças brincando no parquinho que fez parte infância de um desses amigos*. Primeiro ficamos conversando sobre o fato de quando sermos crianças não termos o menor medo de se sujar, depois, Max* resolveu se aproximar de um dos brinquedos favoritos e aí resolvemos nos sujar um pouquinho também! Hehehe, o resultado disso foi um dos melhores momentos da viagem...

    Abraços e continuem, vc e a Mary, com essas postagens lindas!

    ResponderExcluir
  4. Ficou meio "a esperança é a ultima que morre", mas como a Eliza, também dou o braço a torcer.

    No dia-a-dia que ninguém aceita, é assim mesmo que as coisas funcionam.

    Paz aê.

    ResponderExcluir
  5. o doce prazer de arriscar...denovo

    ResponderExcluir
  6. eu to com um negócio que pode me deixar todo sujo, mas num to afim de mim sujar. rsrsrsrsr muito bom o seu texto

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. "Às vezes até as bactérias são importantes para a nossa saúde." mayanne serra

    ResponderExcluir