Os milagres do tempo livre...

... E de uma casa desmobiliada.

Se dizem que a criatividade é trabalhada e treinada, não discordo; só acrescento que no tempo livre ela aflora. O que chamamos de "horas de lazer" são na realidade o adubo para aquelas ideias que a gente nunca põe em prática por deixá-las pra depois.


Minha dica é: se você quer fazer alguma coisa, mas não sabe ao certo o que é, sente-se e respire. Ou melhor, deixe sua cabeça respirar. É nessas horas de inércia que as engrenagens da nossa massa cinzenta desemperram e despertam as melhores empreitadas. Faça isso ou more temporariamente em uma casa semi-desmobiliada. Ou faça os dois. Digo isso porque parece que a sensação de amplitude das casas quase vazias nos abre a mente. Ou é uma constante pergunta sobre nossos próximos passos. As paredes interrogam, junto com o piso e o teto. E a nossa resposta ecoa pelos espaços! Surreal.

Seja pra pintar, desenhar, escrever, musicar, compor... Experimente. A calmaria é que nos move.

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. É, senti algo carregado muito familiar por aqui hoje.Mas por incrível que pareça, isso me deixou bastante à vontade, mas muito mesmo.

    Particularidades suas à parte, tu sabes que entendi né? É como se eu sentisse teu texto carregado como os meus são em sua maioria de forma abstrata... Não vale à pena explicar ou compartilhar... Apenas um auto-diálogo.

    Gostei ^^

    Paz.

    ResponderExcluir
  3. não sei no meu caso, mary.
    as melhores idéias me ocorrem quando eu tô muito ocupado (tanto que no trabalho eu fico com um caderno e um lápis preparados).
    mas na ocupação, as idéias ficam na lista de espera para que quando eu sair pra caminhar no final da tarde no calçadão (meu caso) e volte pra casa elas sejam executadas, finalizadas.
    é o que acontece comigo, ne'

    ResponderExcluir
  4. Em geral, tenho boas ideias no ônibus lotado! Mas periodos de descanso e lazer também me proporcionam renovo e me dão criatividade! Mas acho que isso varia de pessoa para pessoa.

    Valeu pelo texto, Mary.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Com todo o avanço tecnológico da robótica, da mecânica e da computação, a sociedade está perdendo o rótulo de mundo do trabalho braçal. Caminha-se para uma sociedade onde o trabalho mais valorizado é aquele realizado com o cérebro, com a mente e não mais com a força de mãos e braços como era realizado há até pouco tempo. E com essa redução do trabalho manual, as pessoas passarão a dedicar um tempo maior para o ócio, o tempo vago.
    Vale ressaltar que aquele rótulo negativo do termo ócio dado pela maioria das pessoas, atualmente, deve ser superado. E isso pode ser feito usando como base o exemplo da sociedade grega clássica. Para os gregos, o trabalho que fazia suar (com exceção do esporte) deveria ser obrigação dos escravos e pessoas da classe econômico-social baixa, pois os verdadeiros cidadãos deveriam dedicar suas mentes para as atividades ociosas (artes, filosofia, política e estudo), o que fazia delas atividades admiradas e valorizadas. Mas não estou querendo dizer que deve haver uma separação social do trabalho como era na Grécia Antiga (sou até contra isso), estou usando a sociedade grega apenas como um exemplo de valorização do ócio como ferramenta produtiva.
    Logo, trabalho é bom, mas o ócio também é produtivo! E quem quiser saber mais sobre o assunto pode ler o livro “O Ócio Criativo”, é uma entrevista de Maria Serena Palieri a Domênico De Massi sobre o tema abordado aqui.
    Agora, Mary, com relação à criatividade, eu (particularmente) só consigo desenvolvê-la em locais cheios de gente e objetos (praças, museus, escolas, bibliotecas, etc.). Mas isso varia de pessoa para pessoa, pois cada um tem sua personalidade.
    Adorei o tema, o texto e a discussão!
    parabéns!

    ResponderExcluir
  6. A criatividade é uma coisa muito relativa. Conheço gente que só consegue criar com um mundo de informações ao mesmo tempo: música, TV e, claro, muita mobília. Já eu acho que depende mais de mim e do meu estado do que do ambiente, até porque é muito mais fácil tirar os 'móveis' da mente que da sala. Mas o importante mesmo é o produto final: a criação, independente da forma que a mesma foi concebida.

    Muito bom o post, grande beijo =*

    ResponderExcluir
  7. eu gosto de ter idéias no banheiro, quando vou tomar banho ... hahaha (é sério) mas na maioria das vezes ocupo tanto meu tempo vazio que não tenho tempo rs... limpar a casa me faz bem, artesanato também, minhas plantas, adubar, podar ... me sinto solitária se pensar na casa vazia mas isso depende de cada um né ... eu digo que vivo numa calmaria e vivo ela a 220 volts fazendo coisas que eu gosto.

    legal o texto !!! beijos !!!

    ResponderExcluir
  8. é, concluímos que depende pra cada pessoa?

    ResponderExcluir