Musicando a poesia

A 3ª Feira do Livro de São Luís está uma maravilha! Como falei pra vocês neste post aqui, uma série de atrações e espetáculos estão acontecendo desde o dia 20 até amanhã, 29. E por falar em espetáculos, ontem dei uma passada por lá pra prestigiar o Celso Borges, com A Posição da Poesia é Oposição, dirigido pelo próprio.


Autor de vários livros, entre eles o Persona non grata (já comentei um poema deste livro aqui), Celso se inspira em sua última obra, o livro-CD Música, para arquitetar o esqueleto da sua apresentação. Muito mais do que poemas seus cantados/recitados acompanhados de arranjos musicais, o espetáculo de Celso revela e busca inspirar uma sensibilidade poética e artística além do comum. Bebendo desta fonte de cultura que é São Luís do Maranhão, o poeta constrói belíssimos versos, que apesar de mostrar todo seu conhecimento e embasamento literário que vai além dos limites da ilha, não procura se livrar das raízes maranhenses. Isto se faz perceber em trechos ou poemas inteiros falando da capital do Maranhão.



Apesar dos imprevistos técnicos na hora do espetáculo (como dois apagões, totalmente constrangedores), seu valor poético não foi ofuscado. Afinal de contas, não tem preço ver de perto um poeta libertando com emoção e entusiasmo seus poemas tirados do fundo de si. (Isto soou tããão introspectivo...) Ah! E ainda por cima peguei um autógrafo! ^^

Ah, e pra finalizar, dêem uma olhada nesse vídeo do próprio Celso fazendo uma anti-homenagem a Ferreira Gullar.

Até.

Badulaques inicia sua coleção de autógrafos!

2 comentários: