O dilema do conhecimento

Quem leu o título do post deve ter pensado que o Badulaques está se contradizendo... Nada disso! Vocês já já saberão o porquê. É que trago hoje mais um texto do Gildson Souza (está virando figurinha carimbada aqui, esse rapaz!), estudante de Design Gráfico do IFMA, e por enquanto um grande colaborador do Badulaques. O que ele nos oferece hoje é uma pequena discussão a respeito do processo de conhecimento. Boa leitura!

---
Conhecer mais ou não conhecer, eis a questão!
Por Gildson Souza

Diz ser de Einstein a frase que diz que uma mente que se abre a uma nova ideia jamais retorna ao tamanho original. Isso pode parecer só mais uma bela frase saída da boca de alguém que conseguiu um maior reconhecimento. Pode até ser! Mas um belo dia você lê um livro ou assiste um filme que traga uma ideia diferente daquelas que você já tinha. De uma hora para outra você fica pensando em quê acreditar. Pronto! Sua mente já aumentou de tamanho.


Quem passa por situações assim sabe como é fantástica e ao mesmo tempo frustrante a sensação de adquirir, conceber e refletir sobre uma nova ideia. Fantástica porque passamos a ver com outros olhos a realidade a nossa volta. Frustrante pelo fato que, no mesmo momento que vem o esclarecimento, vem também a incerteza. Pensamentos e filosofias sempre existirão e nem sempre elas irão concordar entre si. Então, em quê acreditar?
Há uma frase que diz: “Quanto mais ignorante é o homem, menos complicada lhe parecer ser a existência”. Mas não deixe que esse confronto de ideias e essa busca pela verdade sejam a sentido da sua vida, pois isso pode acabar lhe frustrando. Afinal, ao contrário do que se pensa, estamos vivendo e desaprendendo.
Conhecer mais ou não conhecer, eis a questão.

Gostaram? Ah, a ilustração é do Lauro Machado. ^^

Até!

:)

3 comentários:

  1. É bem difícil quando o novo contraria o que a gente acredita. E é muito bom quando condiz com aquilo que a gente já suspeitava não ser.

    Acho que há moderação pra tudo e há também a tal da peneira, né?

    Mary, quando ver o Gildson por aí, dá um abraço nele por mim? =]

    ResponderExcluir
  2. Essa sacudida na nossa cabeça quando a gente aprende uma coisa que contradiz com o que acreditávamos é ótima, uma vez que nesse processo nós conseguimos evoluir e muito!

    E pode deixar, dou um abraço no Gil por vc. :D

    ResponderExcluir
  3. Show de bola!!!

    Gildson e Mary!!! Gil pelo texto, Mary pelo Badu!!! Fico feliz em vir ao Badulaques e sempre encontrar material de qualidade.

    O tal dilema do "saber ou não saber" é um debate que vai além da busca do ser humano por conhecimento. Esbarra em dois grandes pensadores da humanidade: Sócrates com seu "Só sei que nada sei" e Descartes com sua máxima "Penso, logo existo" e a tal dúvida cartesiana...

    Seja como for, continuamos apaixonados pelo saber, seja ele com caráter questionador ou maravilhado com as grandes descobertas que livros, filmes, pesquisas e conversas proporcionam!

    Ah, obrigada pelo meu coração-jornalista ser o badulaque da semana!!! então os tais penduricalhos falam pela gente...

    Abraços a todos!!!

    ResponderExcluir