Admirar é preciso!

No livro "O mundo de Sofia", de Jostein Gaarder, li um trecho que o autor dizia que, com o tempo, o indivíduo se admira cada vez menos com o mundo e acaba se acostumando com tudo aquilo que vê. Tudo acaba parecendo normal a seus olhos.

Estava conversando outro dia com uma amiga que estuda no mesmo colégio que eu. E concordamos ambos que o melhor ano dos três que passamos no IFMA foi, sem dúvida, o primeiro, quando ainda éramos "calouros". O motivo é simples: tudo ali era novo pra gente. Passados três anos, muitos já querem se ver livres daquele ambiente. Como se tudo de repente tivesse se tornado chato e monótono.

Discutimos também como foram simplórias as festa de fim de ano, como Natal e Ano Novo. Há alguns anos, celebrações como essas despertavam nossa ansiedade e empolgação. Agora é como se elas perdessem todo o encanto e fascínio. Ou fomos nós que envelhecemos e não vemos mais a magia das coisas. De qualquer forma é preciso, pelo menos nesse aspecto, resistir ao tempo e continuar a ser criança.

4 comentários:

  1. "Muitos já querem se ver livre daquele ambiente". Lamento que, em certos pontos, seja parte desse "muitos". É a capacidade de se adaptar que destroi o magia da existência humana.

    ResponderExcluir
  2. A esse fenômeno, o pesquisador e psicólogo Augusto cury chama de PSICOADAPTAÇÃO.

    É a incapacidade da emoção humana de reagir na mesma intensidade frente à exposição do mesmo estímulo.

    Lutar contra esse fenômeno tão constante nos dias atuais não é uma tarefa fácil. Nos habituamos ao rotineiro e consideramos tudo enfadonho. Entretanto, é preciso aprender a reinventar o cotidiano e ter prazer nas pequenas ccoisas e nos simplórios detalhes.

    UM ABRAÇO

    TIAGO FRANÇA

    ResponderExcluir
  3. Haha, pois é! Ainda bem que esse ano foi diferente pra mim. Bom, o Natal em família apesar de ter sido bom, foi a mesma coisa... mas a virada de ano, wow! Acho que deveríamos tentar inovar as coisas todos os anos. Tomar uma atitude pra quebrar a rotina! Foi como me falaram outro dia: "Nos acostumamos com o mundo, e esperamos ele mudar. Mas não devemos esperar ele mudar sozinho, temos que fazer por onde" assim todo dia "veremos as coisas como se fossem novas pra gente!" Fica a dica!

    Abraços, Edu

    ResponderExcluir
  4. Realmente as pessoas estão perdendo o brilho nos olhos, algo que fazia com que vissem a magia nos momentos, nas pequenas coisas da vida, deixamos de ser criança, pois envelhecemos, mas não precisamos perde a essênci de ser criança, o bom humor, as brincadeiras em determinados momentos, saber apreciar um bala. Pequenos momentos, porém simplórios na nossa vida


    Parabéns pelos textos.
    Visite e comente
    www.blog.maisestudo.com.br

    Abs
    Mais Estudo

    ResponderExcluir