Xérox cinematográfica?


Muitas vezes a gente se depara com livros que se parecem, pessoas que se parecem, obras que fazem releituras de outras. Mas até o final do ano passado eu nunca tinha visto um filme ter uma trama tão parecida com a de outro filme. Eu estou falando do chileno Na cama (2005), que assisti no Cine Praia Grande em uma tarde de ócio produtivo.

Em poucas palavras: um casal, que se encontra pela primeira vez em uma festa, vai parar no motel, inclusive iniciando o filme com uma cena de sexo - que por ser muito explorada causa certo constrangimento. No período de uma noite, eles se conhecem mais do que imaginam, expondo seus sonhos, medos, anseios e seu lado verdadeiro de ser, tornando-se cada vez mais íntimos, descobrindo muito mais de si e do outro além do que poderiam pensar em uma noitada de sexo com um estranho.

Isso não lembra o enredo de nenhum filme, ham??


Pra quem não ligou o nome à pessoa, falo do genérico Entre lençóis (2008), estrelado por Reynaldo Gianecchini e Paola de Oliveira. Por sorte, eu tinha assistido a esse filme antes, e percebi de cara a semelhança. E não é pouca não! Mesmo enredo, mesmo cenário (um quarto de motel)... Uma ou outra coisa muda no filme. Foi como ver um remake estrangeiro.



Mas, passada a frustração, deu pra pegar a essência do filme. No mínimo inusitado conhecer uma pessoa em uma noite e descobrir tantas coisas em comum, tanta afinidade, que os fez pensar em seguirem em frente juntos. Mas, como a própria personagem disse, “Você é o recreio do resto da minha vida e eu sou sua aventura antes de uma viagem”. O mundo real é duro, essa é a verdade.

Fica a dica!

5 comentários:

  1. Boa dica, pelo menos o 'Entre Lençois', que foi o único d que essisti.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. "No cinema, nada se cria: tudo se copia"?
    O brasileiro é bom, fico na busca pelo chileno

    ResponderExcluir
  3. Eu assisti de forma obrigada esse tal de "eNtre Lençois", e caramba, nunca vi coisa pior.

    Se ele é um remake desse "Na Cama", putz, quero nem pensar!

    ResponderExcluir
  4. Te garanto: o "Na cama" é bem melhor. Me pareceu ter mais conteúdo.

    Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  5. Mary,
    tenho acompanhado a evolução dos posts do Badulaques. Prazerosa leitura no árduo ofício de escrever. Mandando bem!
    Marcus Saldanha
    marcushistorico@hotmail.com

    ResponderExcluir