O outro lado da mesma moeda

O período de 1964 à 1984 ficou marcado profundamente na história do nosso país. O Brasil estava nas mãos dos militares em um dos regimes mais repressivos já visto. Qualquer um que tivesse opinião diferente sobre o regime imposto era "convidado" a sair do país ou então simplesmente desaparecia. Por essas e outras, há quem diga que o regime militar foi a grande "pedra no sapato" para o desenvolvimento no país de uma legião de intelectuais, em outras palavras, o regime militar foi o grande freio da cultura no Brasil.


Porém, vendo a situação de uma maneira mais geral, deve-se muito da nossa cultura nacional à Ditadura Militar. Ela foi tanto um mecanismo de aperfeiçoamento dos nossos artistas, como também tema de protesto em muitas obras, principalmente na música. Digo instrumento de aperfeiçoamento porque, como o proprio cantor e compositor Chico Buarque alegou, que os artistas, na época, tinham que bolar um jeito de suas músicas ou peças não serem barradas pela Censura, daí surgiram as metáforas e outras artimanhas de grande criatividade. Diga ser também o tema de muitas obras porque, ao contrário de hoje, éramos mais ativos em relação à realidade e nossos cantores, compositores e escritores não beberiam dessa bebida amarga de boca calada.

8 comentários:

  1. bom texto...
    beijos, my

    pasa no meu blog depois, voce vai gosta.

    http://historiasdeumacalcinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Também devemos a ditadura a grande quantidade de cenas de nudez e falas recheadas de palavras de baixo nível. O cinema não seria o mesmo. [sendo irônica, claro]

    ResponderExcluir
  3. ah sim...

    [política + chiquinho + história] = Gildson


    MAGNÂNIMO

    ResponderExcluir
  4. haha
    Puxou um saco legal, hein?

    ResponderExcluir
  5. Ressalto dizer que este período não só se resumiu ao ano de 1984, estendeu-se até 1989, onde o voto direto pôde fazer parte do processo de escolha de nossos representantes. A Ditadura Militar foi uma época terrível para o processo de formação da nação.

    ResponderExcluir
  6. Passem no meu blog se quiserem depois, abraços!

    ResponderExcluir
  7. Pelo menos uma coisa boa surgiu desse processo: os compositores e autores exponenciaram o processo criatiivo p/ driblar a ditadura. Período
    lembrado c/ nós na garganta mas q contribuiu de alguuma forma. bOM post!

    ResponderExcluir
  8. Muito bom o texto,
    confesso, sou suspeita de mais
    pra falar de Chico...
    mas ñ tem como falar do
    espaço entre o Golpe e a Abertura
    sem chegar até ele!!

    Uma música bem interessante sobre,
    é Roda Viva ...muito bom, recomEndo!

    Inté

    ResponderExcluir