Para onde caminha a humanidade?

O mundo nunca se aproximou tanto como se aproximou no último século. com todas as inovações tecnologias desenvolvidas nesse período ficou fácil saber o que está acontecendo do outro lado do mundo. Ficou fácil até mesmo ir para o outro lado do mundo, se quisermos. A tecnologia nos aproximou.

O mundo nunca se afastou tanto como se afastou no último século. Com todas as inovações tecnológicas desenvolvidas nesse período entramos em duas guerras mundiais, uma guerra fria e vimos várias nações guerrearem pelos mais diversos motivos. Mas... O quê nos afastou?

Ao longo de toda história, vimos a busca constante do homem pelo saber, de si e da natureza. Esses conhecimentos acabaram por criar uma legião de céticos. E nós usamos esse saber como veneno para matar antigas tradições, culturas e religiões que julgávamos atrasadas e acusávamos de deterem o progresso da humanidade. Hoje, roubos, assassinatos e injustiças são coisas corriqueiras em nossas vidas. O acumulo de riquezas, hoje, é o sentido da vida de muitos e, aos adeptos desse pensamento, não existe o outro, porque não existe espaço para uma troca altruísta.

Isso ocorre porque aqueles antigos preceitos, como já dito antes, foram abandonados. Preceitos estes que zelavam pela vida e bem estar do semelhante. Nós passamos a acreditar que a riqueza poderia substituir a ética e a empatia. Triste engano! hoje vivemos isolados dentro de nós mesmos e a única coisa que buscamos é a felicidade própria, sem parar para perceber que o mundo está tão evoluído quanto infeliz.

Algumas coisas são como os rabos dos cavalos: quanto mais crescem, mais descem. A humanidade é uma delas.

Post publicado no blog  "Ensaios em foco", no dia 30 de Outubro de 2009.

4 comentários:

  1. a humanidade pode ser comparada a um adolecente neste caso , por que , em muitos casos que vemos por a hoje em dia , o adolecente tem varias armas para ter um futuro bom , e como diria o velho ditado:tem "a faca e o queijo na mão" mas não sabe aproveitar e acaba jogando tudo pro ar... assim é a humanindade.Falta sabedoria pra aproveitar essa maravilhosa arma que nós temos chamada tecnologia , a humaninade poderia crescer mas como no proprio texto fala isso tem nos aproximado , mas tambem nos afasta de alguma forma porque a humanidade não tem sabedoria para usar tanta tecnologia com sabedoria , antes da tecnoligia existir não existia tanta , violenica , tantas guerras etc e etc tantos e uma serie de coias que só faz que nós caminhemos para traz , e como um dia ouvi uma pessoa dizer hoje em dia o jovem consome mais lixo cultural do que um jovem de decadas passadas... não que iso seja culpa da tecnologia , isso é culpa nossa que não sabemos ultiliza-la da forma certa.

    ResponderExcluir
  2. Algumas coisas são como os rabos dos cavalos: quanto mais crescem, mais descem. A humanidade é uma delas.
    realmente, parabéns Gildson, otimo texto!

    ResponderExcluir
  3. É realmente incrível que o progresso da humanidade esteja levando o mundo pro abismo! Como disse Lulu Santos, para as coisas boas a humanidade caminha em passos de formiga e sem vontade! Vide conferência de Copenhague! As providências só chegarão tardiamente. Infelizmente, pode ser tarde demais!

    ResponderExcluir
  4. Ótimo texto e comentários, pegando carona nos comentários dos amigos,reflitamos quantas pessoas e ou conhecidos passaram por nossas vidas e os mesmos ficaram num passado distante e lampejos de lembrança saudosas de momentos marcantes da infância, do colégio, do emprego,etc... digo saudosas, pois talvez nunca mais as veremos. Cercados do agradável conforto familiar, nos isolamos do mundo exterior rico de gostosas surpresas e imensuráveis compartilhamentos. Prezando a ética e bons costumes a humanidade reencontraria o seu caminho.

    ResponderExcluir